Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

3D Vision: moda ou tendência?

Óculos NVidia 3dView

Finalmente, posso dizer que esta é a minha primeira postagem verdadeira. Estou cumprindo a promessa que eu havia feito no meu primeiro post: a que eu faria uma crítica.

Como é de costume no mundo da tecnologia, todos estamos acostumados ao jargão: “Nossa, essa nova tecnologia ‘x’ vai revolucionar o mundo! Só vai dar isso daqui pra frente!”

Quantas vezes já nos pegamos equivocados com essa afirmação? Alguem lembra ali, pelo comecinho dos anos 90, quando só se falava em “Realidade Virtual”? Lembra como diziam que todos os jogos daqui pra frente seguiriam este rumo? A tecnologia de VR (Virtual Reality) estava tão em pauta que qualquer menção a videogames do futuro já nos levava a imaginar um garoto usando um óculos escabroso vestindo luvas especiais em um mundo totalmente digitalizado. Com meus 6 ou 7 anos na época, eu também achava o máximo. Diziam que no ano 2000, todos usaríamos tenis a la “De volta para o futuro”, carros voariam, e os videogames seriam todos a base de VR. Ledo engano!

Então começo a falar agora de um acessório que está com toda a pinta de VR: a tecnolgia Nvidia 3D Vision. Um grande hype está sendo gerado em cima deste acessório futurista, usando como justificativa o advento dos filmes em 3d.

Eu experimentei a tecnologia, e posso dizer que não tudo o que dizem.

Vamos aos requisitos: você precisa de um kit 3D vision, composto de uma pequena “piramide”, alguns cabos USB, e o óculos, que possui bateria recarregável. Junte a isso um monitor de no minimo 22”, que não pode ser qualquer um, deve ser um que consiga gerar refresh rate de 120Hz (120 quadros por segundo) . Os monitores convencionais chegam a no máximo 60Hz.

Todo o kit, fora a placa de vídeo, que deve ser da serie 8000 em diante, custa  de 1300 a 1400 reais, (o kit por volta de 600 e o monitor por volta de 700). Com a placa, o preço deve chegar a 1900/2000, e isso é o mínimo necessário para ter a experiência, não necessariamente perfeita.

Kit Nvidia 3d Vision

O funcionamento básico do sistema é o seguinte: as lentes dos oculos que você põe na verdade são duas telas de cristal líquido, que “piscam” cada uma a 60 vezes por segundo (60Hz), alternadamente e de forma aparentemente imperceptível ao olho humano. Essas lentes/telas são orientadas pelo emissor, que no caso é a pequena pirâmide. Quando falo piscar, quero dizer que é como se uma das telas/lente ficasse totalmente preta, durante o tempo de + ou – 1,5 milésimos de segundo.

E aí vem a razão do monitor precisar atualizar a 120 quadros por segundo: duas imagens distintas são geradas no monitor, e são exibidas alternadamente e de forma muito rápida, sendo que cada uma dessas imagens é atualizada em uma velocidade de 60 quadros por segundo (formando os 120). Simplificando, é como se cada imagem ficasse na tela apenas durante 1,5 milésimos de segundo. Juntando a lógica do monitor ao óculos, cada imagem que o monitor gera coincide com um momento em que uma lente do óculos está totalmente preta, e isso se alterna de lente em lente. Como é tudo muito rápido, cria-se ao cérebro enfim a ilusão da imagem 3d.

A primeira questão: você precisa de uma imagem gerada a 120 quadros por segundos certo? Traduzindo isso para as placas de vídeo atuais, seria como dizer que a placa de vídeo tem de gerar 120Fps. Todos sabemos que somente as placas mais parrudas (e caras) do mercado conseguem gerar isso. Então desista de jogar com sua 8800, se quiser ter a experiência plena. A tal experiência 3d em si é muito diferente daquela anunciada nas propagandas.

Não cara, isso não vai acontecer.

Eu experimentei alguns jogos, inicialmente na casa de um amigo, depois durante a gameworld.

O primeiro foi um shooter, o half-life 2. O efeito 3d gerado foi bem interessante em termos de experiência gráfica… mas em termos de jogo somente atrapalhou. Isso se deu ao fato de, por mais que os objetos estejam sendo gerados em 3d, a noção de profundidade confude bastante, e as vezes você se confunde medindo as distâncias. Fora o fato que o cenário te distrai involutariamente, tempo suficiente pra você ser acertado. Outro shooter: Bioshock 2. Realmente ficamos estonteados com a visão de aguas-vivas nadando em distâncias diferentes. Isso até aparecer uma fonte de luz forte, como uma lâmpada por exemplo. É muito mais complicado você gerar uma fonte de luz em 3d, pois não é como uma mesa que possui massa. O resultado era que toda luz que aparecia confundia muito e isso fazia por um momento seu cérebro cair “na real”. Dessa forma a ilusão de ótica do 3d era desfeita, arruinando sua concentração e imersão.

Agora um ponto em comum relacionado aos dois shooters: como sabemos, todo shooter tem como referência a velha “cruzinha”, ou “crosshair”, que nada mais é que uma pequena cruz que você usa pra mirar.  Essa cruz é essencialmente 2d, não sendo possível adicionar efeito de profundidade nela. O resultado é que parece que ela fica na “superfície” da tela, enquanto a ponta da arma tá láaaa na frente. Para resolver este problema, a nvidia adicionou aos drivers “crosshairs” específicas para o 3d, que devem ser ligadas nas configurações do driver, via Windows. Esta mira sim, é “projetada” à frente da arma. O proximo passo é desligar a mira do jogo, para não ficar com duas. E nem todos os jogos dá pra fazer isso. Quando você consegue, você contempla o resultado: uma mira tosca e não nativa do jogo.

O proximo jogo foi um RPG isométrico, estilo “Diablo”. Ficou bom, mas porque o efeito 3d era bem sutil. Depois,  Street Fighter IV e o efeito 3d até que convenceu.

Na gameworld, no estande da NVidia, experimentei o Mafia II com 3d vision em 3 monitores. Não senti nenhuma adição à imersão ou fator de diversão do jogo. Slém de tudo dava lag de vez em quando… Ouvi falar que jogos de corrida ficam bons, mas estes eu não pude experimentar.

Isso também não acontece, fica tranquilo. "Mas eu queria!"

Fazendo justiça, acredito que o 3d vision pode dar certo, mas mais no campo profissional do que entretenimento caseiro. Aplicações de desenho mecânico se beneficiam muito, e a Nvidia tem alguns projetos em cima disso.

Jogadores de shooter: MANTENHAM-SE LONGE. Quanto ao restante… ainda assim digo para não largarem seus monitores convencionais, curtindo seus jogos no bom, velho e infalível 2d, que não precisa enganar cérebro de ninguém.

Facebook Twitter Email

  • http://www.facebook.com/edcrodrigues Eduardo Rodrigues

    Eu entendo que a tecnologia de VR não vingou por se tratar de uma mudança de conceito dos games e isso envolve grandes custos de pesquisa e ainda se corre o risco dos jogadores não aderirem ao novo conceito.

    Como a indústria dos games é muito conservadora, eles optaram por permanecer no mesmo conceito fazendo apenas melhorias nos gráficos dos jogos e inserindo novos elementos a jogabilidade.

    Já a tecnologia do 3D não muda absolutamente nada na forma que os games são produzidos e jogados hoje em dia, é apenas um “plus” e sendo assim acredito que possa chegar para ficar.

    • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

      Um plus ultra-caro. Na verdade não me parece ser um bem um plus, porque assim eu assumiria algo que fosse “sempre” melhor, e não é. A não ser é claro, que você comece a levar a conta o “É uma questão de gosto”.

  • http://blog.robsonb.com.br RobsonB

    O 3D deve demorar para padronizar justamente pelo alto custo. “Um dia…”

    O VR, de certa forma, é o que temos com kinect e Move… é um “passo” ao VR.

    • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

      A comparação de kinect e VR é interessante. O próximo passo seria um óculos.

  • Cesar Ferraz

    Eu tenho em casa a tecnologia 3D Vision, que foi um plus no meu notebook, mas confesso que nunca uso o 3D nos jogos. à primeira vista é interessante o efeito produzido, mas você percebe que não é algo real, é uma tentativa de enganar o cérebro criando níveis de profundidade, mas no fim você percebe que não é algo natural, você percebe a forçação. Pelo menos comigo me dá muita dor de cabeça e tontura. Achoq ue pra cinema é algo que funciona melhor. Você passa 90 minutos ali e só. Já um game que você precisa de horas para terminar, acho que complica. E como disseram, não acrescenta nada na jogabilidade (quando não atrapalha!). Quem sabe quando inventarem a holografia….Passo.

    • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

      Realmente, também acredito que o 3d Vision sirva pra bastante coisa, mas não pra jogar. Há varios recursos hoje em dia para tornar os jogos mais imersivos, independente de 3d.

  • Kleber

     Acho que o 3D que tantos falão vai demorar um pouco viu ainda mas os efeitos estão caminhando bem devagar .