Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Art of Fighting

Nesta coluna irei contar um pouco da história de uma franquia que infelizmente caiu no esquecimento, mas que arrastou muitos jogadores aos arcades na década de 90.

Art of Fighting (龍虎の拳, Ryūko no Ken, que se traduz literalmente para o inglês como “Fist of the Dragon and Tiger”, mas também pode ser interpretado como “Fist of Two Mighty Rivals”) é uma trilogia do estilo fighting game lançada pela SNK para a plataforma Neo Geo em 1992.

Este game é a segunda franquia do estilo lançada pela SNK que havia lançado Fatal Fury um ano antes. Ambos os jogos são ambientados no mesmo mundo fictício.

Neste primeiro jogo da série é possível jogar apenas com os personagens Ryo SakazakiRobert Garcia no modo “story” e com todos os 8 personagens no modo “VS” além dos dois mestres finais Mr. Big e Mr. Karate com o uso de “cheat codes”.

Na história oficial do game os personagens vivem em “Southtown” um lugar onde somente os fortes sobrevivem.

Nesta cidade existe um unico dojo que passou vários anos ensinando o estilo Kyokugenryu Karate. O mestre do Dojo é Takuma Sakazaki.

Neste Dojo um garoto chamado Ryo estava passando por um duro treinamento aplicado por seu pai (Takuma) e mesmo com todas as dificuldades do treino esse gatoto viria se tornar o Ryo que todos conhecemos como “Invincible Dragon”.

Neste mesmo Dojo também estava em treinamento o filho do milionário italiano Alberto Garcia que não é ninguém menos que nosso querido Robert Garcia.

Apesar de toda a dureza do treinamento e dificuldades encontradas por Ryo, o pior ainda estava por vir quando sua mãe morre em um acidente de transito e seu Pai Takuma desaparece.

Após o incidente Robert também seguiu seu caminho e Ryo ficou cuidando de sua irmã Yuri e transformou a felicidade da garota no principal objetivo de sua vida.

Após longos anos e com o propósito de proteger Yuri como motivo de sua vida Ryo cresceu forte e se tormou o “Invincible Dragon” e para sua alegria seu grande amigo Robert também retornara e agora com o título “Strongest Tiger”.

Como nada é fácil na vida de nossos guerreiros, Yuri é seqüestrada. É neste clima que tem inicio o jogo com Ryo e Robert coletando pistas para descobrir o paradeiro de Yuri e também de seu Pai desaparecido a 10 anos.

Quem terminou o jogo sabe que quem raptou Yuri foi Mr. Big no intuito de chamar a atenção de Takuma que detem todos os segredos do grande estilo Kyokugen Karate também conhecido com “estilo extremo” e que após derrotar Mr. Big você deve enfrentar o misterioso Mr. Karate que na verdade é Takuma disfarçado como seria revelado no segundo jogo da série quando ele é devidamente apresentado.

A jogabilidade de Art of Fighting é bem convencional dos games de luta da época se assemelhando bastante a Street Fighter, mas tinha alguns elementos muito interessantes como por exemplo o carregamento de barra de especial que foi introduzido pela série e os Danger Moves que eram golpes especiais que podiam ser acionados quando você estava com pouca energia (10% aproximadamente)

O game ainda contava com um sistema de bonnus que ia liberando habilidades novas para serem usadas nas lutas conforme você ia avançando.

Os personagens de Art of Fighting foram usados largamente na série The King of Fighters e ficaram muito populares por lá.

Art of Fighting é um jogo bem antigo e nos dias de hoje pode ser considerado ruim, mas para quem gosta de séries de luta a não teve oportunidade de jogar esse game na época eu recomendo pois é sempre muito divertido conhecer de onde vieram séries que gostamos e elementos que elas inseriram nos games e que são usados até hoje, para quem já jogou vale a pena matar as saudades.

O game ainda teve duas continuações chamadas Art of Fighting 2 e Art of Fighting 3: The Path of the Warrior, mas esses ficam para uma próxima.

Os donos do PS2 tem a disponibilidade de uma coletânea chamada Art of Fighting Anthology com os três jogos da série.

Um abraço e até a próxima.

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

    Semelhanças entre Robert Garcia da SNK e Dan Hibiki da Capcom não são exatamente meras coincidências. :P

    • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

      Dan Hibiki says: I hate the art of fighting but I want to be the king of fighters

      Capcom trolla xD

    • http://www.facebook.com/edcrodrigues Eduardo Rodrigues

      Hahah No final de Dan em Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, a irmã de Dan (que se parece muito com Yuri) o impede de matar Akuma, gritando: “Você não sabe quem ele é? Ele é nosso…”. Essa cena é na verdade uma paródia do final de Art of Fighting, em que Ryo está prestes a matar Mr.Karatê, mas Yuri o impede, contando que aquele homem é na verdade o pai deles.

  • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

    Semelhanças entre Robert Garcia da SNK e Dan Hibiki da Capcom não são exatamente meras coincidências. :P

  • http://blog.robsonb.com.br RobsonB

    No paralelo, mas do mesmo grupo…. MAI SHIRANUI! Heheh… (vale ler a desciclopedia pra rir)

  • kleber

    Joguei muito no Snes Art of Fighting e nos arcades também bons tempos esses viu .

    • http://www.facebook.com/edcrodrigues Eduardo Rodrigues

       Joguei nos arcades e Neo Geo CD.