Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Captain Tsubasa – Aratanaru Densetsu Joshou

“Oi, meu nome é Tsubasa Ozora, tenho 10 anos e meu sonho é ser jogador de futebol e um dia vestir a camisa da seleção brasileira!”

Não, você não leu errado, realmente o sonho do japonês Tsubasa, era jogar com a canarinho. Ele não conseguiu (afinalo Burajiru era a melhor seleção do anime) e junto com seus amigos revolucionou o futebol da J-League e em alguns países da Europa.

Captain Tsubasa, no Brasil conhecido como Super Campeões, é um anime de futebol onde o impossível é algo simples. Fez grande sucesso no país do futebol (Brasil e não Inglaterra) e tem muitos fãs até hoje.

Agora que você já algo muito, mas muito básico do anime, vamos ao que interessa, falar de um dos jogos que retrata (todos fazem isso, mas esse é um dos melhores) muito bem o espiito do anime em um game, trata-se de Captain Tsubasa Aratanaru Densetsu Joshou ou Captain Tsubasa (Becoming) The New Legend.

O jogo é uma combinação de futebol com elementos de RPG/Estratégia. Controlando a seleção japonesa, seu objetivo é ser campeão do Mundial Juvenil. O jogo é baseado na série Road to 2002, para mim a melhor das 3 sagas (lembrando que cada saga foca mais em uma parte da história que é a mesma nas 3).

Gráficos

A idéia foi usar imagens ao melhor estilo das art work para o anime. A tela da partida é um campo que me lembra muito uma mesa de pebolin, pelo posicionamento que os jogadores podem ficar conforme sair uma jogada. Os bonecos são todos iguais, como se já não bastasse japones serem todos iguais né? Logo, você só saberá quem é Tsubasa, quando ele estiver com a bola.

A cada jogada, temos o ponto alto dos gráficos do jogo, as telas da ação. Vai surgir a imagem do jogador que está com a bola ou vai rouba-la, e uma ação será feita. Por exemplo, ao fazer um passe, surge a tela mostrando a bola indo para a lua como acontece no anime. Cruzamento na área, teremos a imagem do passe lunar e como complemento, a imagem do cabeceio. O destaque dessas telas, são quando temos chutes como do Kojiru Hyuga (Ruega), mostrando a patada do tigre.

Jogabilidade

Não há segredos para jogar The New Legend, mesmo que você não saiba nada de japonês, voca jogará normalmente, pois você vê aonde será realizada a jogada e decide se ela será a melhor escolha. Lembrando que cada escolha, acarreta em uma ação que vai desde passe completo, intercepatção adversária, movimentação, etc.

Os comandos são bem ao estilo estratégia, se você já jogou algo como Final Fantasy Tatics e Tatics Ogre. Você terá de duas a três escolhas de passe. Escolha com sabedoria para avançar bem em campo e chegar a área e marcar seu gol.

A cada X jogadas, você terá uma ação chamada Captain Comando (ai surgem os 4 Comandos e atacam o adversário e … fail!). Captain Comando consiste do capitão da equipe ter seu momento de bardo e irá aumenta a barrinha vermelha do personagem escolhido. A barrinha pode ser chamada de “competencia” ou “coragem”, já que quanto mais ela estiver cheia, melhor o jogador realizará sua jogada.

Som

As músicas são médias se comparadas ao anime. Infelizmente não temos as músicas clássicas como Dragon Fever porém, a trilha não irá te desanimar nas partidas.

Replay

Se você é fã da série, esse jogo será um vicio para você, ainda mais com todo o extra que tem para ser liberado no jogo, e é MUITA COISA!!! Caso você não seja fã, o jogo não será para você a menos que goste de desafios.

Finalizando, The New Legend é obrigação para os fãs da série, pois jogo melhor que esse para retratar o universo das partidas de futebol em Captain tsubasa, somente será encontrado no perfeito Capatain Tsubasa PS2.

Prós: Temos o segundo melhor jogo retratando o futebol arte do anime; Todos os personagens visto no anime estão presentes; Arte das jogadas são dignas (como o chute de Kojiro).

Contras: Se você não for fã da série, o jogo poderá ser chato para você.

Facebook Twitter Email

  • http://jogandocomosamigos.blogspot.com/ Solo Player

    Sabe se tem tradução desse jogo?

    • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

      Oficial acredito que não, mas pode ser que tenha tradução feita por fans