Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

International Superstar Soccer

Como promessa é divida… Retomando o show, já dizia a música o show tem que continuar, melhor deixar pra lá, que esse estilo não embala minha vida. Sem mais delongas.

Hoje o assunto é a série International Superstar Soccer, mais precisamente as versões de SNES. Não deve ser novidade para ninguém que sou um grande entusiasta de jogos de futebol e também do SNES.

Essa grande série, que posteriormente foi portada para Mega Drive e com versões para Nintendo 64 e Playstation. No Playstation a série teve seu final triste e caiu no esquecimento, dando vez a série Pro Evolution Soccer/Winning Eleven.

O ISS não foi o primeiro jogo feito pela Konami do gênero, em 1985 for lançado o Konami Soccer para o MSX e teve um sequência para NES em 1991 o Konami Hyper Soccer, jogos que valem apenas pela lembrança e como base, não foram grandes sucessos.

1994/1995 O inicio de uma grande série

1994/1995 O inicio de uma grande série

Em 1994, foi lançado no Japão o Perfect Eleven, para Europa e EUA o jogo foi lançado como International Superstar Soccer em 1995, foi um sucesso estrondoso, pois nenhum jogo de futebol para um console era tão realista, pra época, o jogadores eram maiores e mais detalhados do que qualquer outro, um dos detalhes mais pertinentes, quando seu time se aproximava da grande área do adversário a torcida começa a cantar, trazendo um jeito novo de imersão ao título.

Nem tudo era perfeito, havia várias falhas na AI dos jogadores, principalmente dos goleiros, era possível fazer gol de tudo quanto é jeito e lugar, você tinha quase o controle total da bola depois de chuta-la.

O jogo vem com alguns modos como:

OPEN GAME: que são os jogos de exibição que você pode jogar contra um segundo jogador ou contra o computador.
Internation Cup, você inicia o jogo em uma copa do mundo, fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.
WORLD SERIES: o nome já diz tudo, são jogos contra todas as equipes em sistema de pontos corridos, detalhe de ida e volta.
TRAINING: modo de treinamento você pode aperfeiçoar a suas técnicas.
Scenarios, nesse modo você entra no meio de uma partida quase que perdida ou empatada e tem que reverter o placar em pouco ou pouquíssimo tempo.
PENALTY KICK: sim você pode desafiar o computador ou um segundo jogador para um disputa de pênaltis.

O jogo contava com 26 seleções, as principais do mundo da copa de 1990 e 1994, também tinha um time secreto, que você jogava contra no modo world series o time das estrelas o All Star, que pode ser habilitado executando o famigerado Konami Code.

Brasil na defesa e a Rússia no ataque

Brasil na defesa e a Rússia no ataque

O jogo oferecia substituição de jogadores no decorrer da partida, você tinha a disposição 4 reservas, um goleiro e três jogadores de linha.

Você poderia ajustar o esquema tático ou pelo menos as linhas dos jogadores, uma opção bem simples, mas vale a menção.

O Juiz fica campo acompanhava ou tentava acompanhar as jogadas de perto.

Esse jogo também marca o nascimento de uma lenda, Allejo o camisa 7 da seleção brasileira, já que na época não haviam licenças para usar os nomes verdadeiros, usam alguns artifícios como usar camisas com números iguais de jogadores famosos e algumas características físicas. Allejo é um dos maiores artilheiros virtuais da história e nas últimas versões ele era o camisa 9 uma alusão ao Ronaldo.

Allejo guardou mais um gol pra sua coleção

Allejo guardou mais um gol pra sua coleção

Como vários outros jogos de SNES, esse também teve várias versões hacks, com times do futebol brasileiro, que são horríveis.

Esse foi dos jogos que tive o prazer de jogar horas e horas, sozinho e com meus amigos, tenho esse cartucho jogado em algum lugar aqui de casa, mas não achei para postar a foto. Vou ficar por aqui nessa coluna, na próxima falarei do International Superstar Soccer Deluxe, que conseguiu uma grande evolução em um curto espaço de tempo.

Até a próxima!

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

    Existe também um outro jogador que sempre foi mto bom mas ficou na sombra do Allejo: Gomez! Sem esquecer do DaSilva, goleraço titular.

    Como fazer gol: Vá até a entrada da área, antes da marca de penalti, escolha uma angulo, e chute.

    Não sou fã de jogos de futebol, mas eu gostei desse jogo, provavelmente o primeiro que eu joguei “a sério” .

  • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

    Carboni >>> Allejo. Mas só digo o porque, no post do Deluxe :P

    • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

      E o Crespo?

  • http://twitter.com/liraf Fernando Lira

    Um outro detalhe… nesse jogo o Gomez tem mais skill que o Allejo, fato que será citado no Deluxe, pois nele isso foi ajustado kkkk

  • http://www.facebook.com/edcrodrigues Eduardo Rodrigues

    Eu não sou um grande fã dos jogos de futebol da atualidade, mas nessa época esse game junto com FiFa Soccer de 1994 eram dos meus games favoritos.

    Inesquecível!

    • http://twitter.com/liraf Fernando Lira

      Sim…o FIFA International Soccer, chamado em larga escala de FIFA 94, é outro excelente jogo de futebol que eu tenho o cartucho de SNES.

      Um dia falarei do FIFA e do Janco Tianno, grande atacante de seleção brasileira kkk

  • http://missionbriefing.org Adso しじみ Castro

    Preciso mandar fazer a minha camiseta da seleção com o nome atrás:

    ALLEJO

  • http://www.facebook.com/edcrodrigues Eduardo Rodrigues

    Allejo é melhor do que o Pelé.

  • Andrecostarodrigues

    é nesse que tinha uma versão brasileira que o narrador falava….”cabeçada”…”é do goleiro”…e quando vc dava um balão na bola…”que lindo”…rsrsrs

    • AndreR

      quando digo balão era um chutão para o alto msm…as vezes ele tbem dizia “grande jogada”

  • Kleber

    Joguei muito nos meus tempos de Snes viu em casa e nas casas de amigos fazendo campeonatos que era muito disputados que bons tempos esses viu .

  • Vineheavymetal

    KONAMI HYPER SOCCER é do NES e não do SNES

    • http://twitter.com/liraf Fernando Lira

      Realmente, não é.

      Valeu! Foi ajustado