Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Nippon Curling Kyoukai Kounin – Minna no Curling DS

Hoje iremos ver um jogo digamos curioso, para Nintendo DS. Quem acompanhou os jogos olímpicos de inverno em Vancouver no ano passado, com certeza vai lembrar-se desse esporte, ainda mais que a TV deu bastante ênfase no mesmo por chamar a atenção o seu acessório: escova (apelidada de vassoura as transmissões).

Nippon Curling Kyoukai Kounin – Minna no Curling DS, ou apenas Minna no DS Curling como também é conhecido, é um jogo sobre curling que usa bem a idéia do esporte com os recursos do portátil da Nintendo.

No controle do time feminino da Grande Nação Japonesa, você irá encarar desafios contra várias forças do curling mundial, de mesmo nível como Rússia, a até as perigosas como o Canadá. Você formará seu quarteto escolhendo entre as 5 integrantes da equipe para a partida. Vamos entender um pouco do curling, para você ao se sentir perdido caso seja novidade, ou relembrar caso já tenha visto alguma partida.

O curling é um esporte olímpico coletivo praticado em uma pista de gelo cujo objetivo é lançar pedras de granito o mais próximo possível de um alvo, utilizando para isso a ajuda de varredores. O nome do esporte origina-se do verbo em inglês “to curl”, que significa “girar”, e se deve ao fato de as pedras serem levemente giradas no ato do lançamento, descrevendo uma parábola em sua trajetória.

Criado por volta do século XVI na Escócia, o esporte teve as primeiras regras elaboradas em 1838. Disseminado pelo mundo através de imigrantes escoceses, o curling é hoje em dia praticado principalmente no Canadá. Em Jogos Olímpicos de Inverno, teve sua primeira aparição em Chamonix 1924, embora esta só tenha sido considerada oficial em 2006. Depois de três aparições como esporte de demonstração, o curling voltou ao programa olímpico em Nagano 1998, sendo disputado até os dias atuais.

As equipes são compostas por quatro jogadores, sendo cada um responsável por lançar duas pedras em cada end, como é chamada cada subdivisão de uma partida. Após o lançamento, os outros jogadores podem varrer o gelo com o objetivo de diminuir o atrito entre a pedra e pista, fazendo-a parar mais longe. Os jogos são disputados, de modo geral, em dez ends, podendo terminar antes se uma das equipes desistir ou for matematicamente eliminada. A pontuação só é determinada ao final do end, e apenas uma equipe pode pontuar em cada etapa. A equipe faz um ponto para cada pedra localizada mais próxima ao centro do alvo que qualquer uma das pedras adversárias.

Agora vamos de fato ao jogo de DS. Em gráficos puxados para anime, o jogo é bonito visualmente, em especial a equipe japonesa com suas jogadoras bem variadas em estilo, personalidade, cor de cabelo e tudo aquilo que sempre estamos vendo nas séries.

A pista possui um bom desenho, apenas as pedras sofrem um pouco no gráfico “3D”, não ficando bem redondas. Realizar as jogadas é a coisa mais fácil, mesmo que você não saiba japonês, já que o jogo todo é por toque e as opções estão em japonês.

Primeiro você escolhe a direção que a pedra será lançada, e clica no canto superior esquerdo pra confirmar. Logo em seguida, o nível de força do lançamento seguindo a confirmação assim como no passo anterior. Finalizando, se escolhe o lado do giro da pedra, e partimos para o lançamento, clicando e segurando a stylus na personagem e soltando-a antes da linha azul, para o lançamento ser validado. Com a pedra deslizando, você poderá varrer o caminho da pedra, fazendo os movimentos com a stylus.

O som tem pouco destaque no jogo, com uma música padronizando o jogo e os gritos das capitãs sempre presente quando querem ver mais varridas na jogada ou mesmo ajudar a tirar pedra rival do alvo quando as mesmas estão deslizando.

Para quem curte o esporte ou quer se aventurar, o jogo é uma boa pedida e conta com os modos de partida rápida, versus contra outro DS, Torneio e treino. Um jogos simples e direto, uma escolha válida para estar no seu estojo de cartuchos ou no flashcard!

Facebook Twitter Email