Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

3DS – E aí?

O 3DS foi lançado há alguns meses, mas não está andando bem das pernas. Baixas vendas aliado a poucas quantidades de jogos são os principais motivos. Mas esse mal desempenho teria como causa raíz,  um console ruim, mal desenvolvido? Após ter adquirido um, resolvi fazer essa coluna para responder principalmente a esta questão, mas algumas outras que forem surgindo em sua mente, por isso vamos logo ao que interessa…..

O 3DS é bom? Sim, é um ótimo aparelho e sua principal funcionalidade – 3D – é executado maravilhosamente bem (não tão bem para pessoas que utilizam óculos).

Ótima tela para exemplicar o 3D. Tudo exposto com as notificações de fundo

As funcionalidades que o aparelho traz nativamente, também são ótimas pedidas se bem implementadas, algo que todos os software que acompanam o aparelho de uma maneira ou de outra, utilizam.

 

O design do aparelho é bem similar ao DS Lite, com a adição da tela Wide, que ajuda bastante e também do controle analógico, ideal para uma melhor precisão, aliás vale dizer que esse analógico possui um ótimo encaixe e o dedão não escapa da mão, como acontece com alguns de outros consoles. Um ponto negativo, fica para o novo posicionamento da caneta, que fica na parte traseira do aparelho, já que a forma como era no antecessor, era muito mais fácil de se pegar.

Duas coisas que me agradaram bastante no novo 3DS foi a possibilidade de reorganizar os ícones de software, desde uma única linha horizontal até diversas pequenas colunas. Veja o vídeo que fiz para entender melhor.:
Organizando ícones no 3DS

A segunda é o Game Notes, ferramenta que é utilizada em conjunto com algum software em estado suspenso (este estado é possível apenas para softwares nativos do 3DS, jogos desenvolvidos no DS não suportam), para que possa anotar a informação contida na tela (em qualquer uma das duas). Isso é bastante útil para jogos onde se precisa anotar algum número, pista, etc… e que deve ser lembrada no futuro para destrancar, resolver algum enigma.

Desconsiderem a cara de louco....

O uso de Miis, iniciado no Wii, também existe aqui com a ótima adição de se tirar uma foto da pessoa que terá o personagem criado. Nem sempre é perfeito, mas o resultado em alguns momentos fica bastante engraçado. Além disso, o Mii Plaza também foi migrado para o portátil, com o diferencial de que ele funciona através do Street Pass. Infelizmente, poucas pessoas em São Paulo devem ter, já que meu Plaza tem ao todo 1 Mii, mesmo depois de já ter andado por semanas com ele.

E já que falei do Street Pass, essa é uma das ferramentas mais legais e mais promissoras do portátil. Com ele, é possível conhecer novas pessoas, ter seus Miis trocados e até receber desafios no meio da rua.

Se você comprar(ou) o 3DS sem nenhum jogo, não se preocupe. Seguindo a tradição da Nintendo, há dois jogos que se não levarão dias/semanas para serem zerados, darão bastante diversão enquanto os cartuchos não chegam. Estou falando do ArGames e do FaceRaiders. O primeiro, utiliza a realidade aumentada para funcionar. Com algumas cartas que vem com o portátil, é possível – a partir delas – gerar animações de personagens da Nintendo e também um pequeno jogo de atirar bolas em alvos e no final em uma espécie de Dragão. Já FaceRaiders utiliza o giroscópio para também brincar com a realidade aumentada. Ele tira uma foto de você ou de algum rosto que queira, insere em um tipo de nave guiada só pela cabeça, a partir daí, é necessário atirar em várias dessas que irão aparecer no cenário em que está (sim, ele usa a camera para criar o cenário, bem legal). O objetivo é salvar a face raptada.

Não poderia me esquecer de falar das cameras e da possibilidade de se tirar foto 3D, é algo realmente muuuito bacana. Uma pena é que a qualidade das cameras não são tão altas, o que obriga o uso durante o dia.

Aí você se pergunta. Poxa, o colunista praticamente só fez elogios ao aparelho, então porque não está vendendo? A resposta é simples e dividida em duas.: 1) Os jogos prometidos na E3 ainda não sairam e 2) é caro, $ 250 em um portátil é muita coisa.

Apesar disso, torço bastante para que o 3DS comece a vender, é um ótimo portátil com funcionalidades muito bacanas. Os jogos prometidos na última E3 são ótimos e devem alavancar bastante as vendas. Aguardemos….

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

    Quero um, mas tem que vir com Super treet Fighter IV 3D Edition, senão terei de ficar jogando só Pokémon Pearl já que o Acekard … xD