Enfim… International Superstar Soccer Deluxe, simplesmente a versão final do International Superstar Soccer, sinceramente é o que penso desse jogo, o primeiro foi um beta de sucesso assustador, o que levou a Konami a correr e terminar e lançar sua versão final! Por que isso? Sim, ambos foram lançados impressionantemente no mesmo ano 1995. Você pode ver em outros lugares dizendo que a primeira versão foi lançada em 1995 e a outra 1996. Basta assoprar seus cartuchos e verem, são jogos do mesmo ano. Porém a discussão não é essa, pois são dois excelentes jogos, nos quais passei hora e hora jogando.
Nessa versão a Konami caprichou, várias novidades da versão anterior, agora era possível selecionar entre 36 seleções, várias que estiveram na copa 1994 e outras que se destacaram nas eliminatórias. A possibilidade de aplicar dribles, principalmente passando os pés sobre a bola, conhecido também como pedalada e também do chapéu mexicano ou carretilha. A melhora nos sons e uma leve melhora nos gráficos, isso na versão de SNES, pois existiu um versão para Mega Drive, lança em 1996, onde os gráficos ficaram melhores que na versão de SNES, porém pecando muito no áudio. A versão SNES sem dúvida é minha favorita.
Os modos de jogo não foram alterados:
Open Game
International Cup (Sim, esse modo tem no primeiro, mesmo que eu tenha esquecido.)
World Series
Scenarios
Penalty Kick
Training
Agora você tem mais controle sobre sua equipe podendo fazer marcação homem a homem, fazer vários esquemas que são ativados no decorrer do jogo, dar mais habilidades a alguns jogadores, escolher entre dois uniformes antes das partidas.
Dentro de campo o juiz se faz mais presente, porém esse não um jogo que favorece o jogo limpo, carrinho é à vontade, cartões são luxo, mas existem. O juiz não está sozinho, agora ele conta com três auxiliares, dois bandeirinhas e o quarto arbitro, esse último aparece no momento das substituições.
Além do mais você pode transformar o trio de arbitragem em cachorros, realizando o famigerado konami code no segundo controle assim que aparece o texto ‘press start’. ↑,↑,↓,↓,↓,←,→,←,→,B,A.
O time All Star também continua agora ele é habilitado com o mesmo konami code, porém de forma diferente: X,X,B,B,Y,A,Y,A,←,→.
Agora Allejo faz jus sua fama de craque, tem os maiores skills de habilidades do jogo, sim o camisa 7 que já era bom, ficou melhor! Grandes jogadas, belíssimos gols, passes geniais e lindos dribles.
Na versão anterior o camisa 11, Gomez, tinha o maior skill de habilidade do que Allejo, como pode?
O Brasil, ainda é a melhor seleção do jogo, existem outras tão boas quanto, como a Itália e Alemanha, o fator diversão do jogo aumentou muito com a implementação dos dribles, tornou mais realmente com as substituições aparecendo o quarto arbitro com a placa de quem entra e de quem sai, os jogadores se cumprimentado. Fora a brincadeira de colocar cachorros para apitar, deu uma pitada de graça ao jogo.
International Superstar Soccer, teve continuidade no Nintendo 64 com grande sucesso e fracassando e morrendo no Playstation. Gosto de lembrar essa fase no SNES e não tão boa no Mega Drive. Realmente é um jogo que trás saudades.
Fico por aqui… procurando novos jogos para comentar!
Abraços!